quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Chevrolet registra primeiros resultados do sistema OnStar no Brasil

De acordo com a Chevrolet, foram notificados durante o mês de janeiro o primeiro caso de roubo e também o primeiro caso de acidente envolvendo veículos equipados com OnStar no Brasil. Nos dois episódios, a fabricante afirma que a tecnologia mostrou-se eficaz, cumprindo o seu propósito de oferecer ao motorista serviços de emergência e segurança. Lançado no último trimestre do ano passado, o sistema OnStar também oferece serviços de navegação, concierge e conectividade para a linha 2016 do Cruze, do Cruze Sport6 e do Novo Cobalt.

A montadora conta que a primeira notificação de roubo de um veículo equipado com OnStar aconteceu na cidade de Osasco/SP. Logo após ter seu Chevrolet Cruze Sedã subtraído, o proprietário comunicou o fato à Polícia e ao Centro de Atendimento do OnStar, que, imediatamente, passou a monitorar o deslocamento do automóvel por GPS e, em um momento oportuno, enviou o comando remoto para o bloqueio da aceleração do motor do carro. Abandonado pelo ladrão, o automóvel foi recuperado pelas autoridades (como exige a legislação nacional) e devolvido para o dono menos de três horas após o roubo.

Já a primeira notificação automática de acidente ocorreu com um Novo Chevrolet Cobalt de Teresina/PI. O carro se envolveu em um acidente com deflagração do airbag, sem feridos. O sistema OnStar, então, enviou um sinal de alerta foi enviado para o Centro de Atendimento. Assim que recebeu o aviso, a atendente contatou a motorista por meio do OnStar do sedã a fim de saber se ela estava bem e se precisava de ajuda. Foi solicitado então ao OnStar que auxiliasse no contato com a seguradora, com o guincho e com a autoridade de trânsito, até porque o smartphone da condutora ficou sem bateria.

Para Carlos Meinert, diretor de Customer Experience da GM América do Sul, esses casos são exemplos de como a tecnologia está proporcionando mais comodidade e segurança aos usuários. “E caso o veículo se envolva em uma colisão mais grave, mesmo que nenhum ocupante consiga responder ao contato da atendente, o OnStar é capaz de enviar uma equipe de resgate apropriada. Isto porque sensores no veículo informam à Central de Atendimento dados da ocorrência, como localização, velocidade e dinâmica do impacto”, explica o executivo.

Fonte: http://omecanico.com.br

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