segunda-feira, 18 de abril de 2016

Carros elétricos poluem mais que os convencionais?

tesla model s 2017 oficial 4
Sanford C. Bernstein é uma empresa de pesquisa que divulgou um relatório sobre os veículos elétricos em Hong Kong, que poluiriam 20% mais que os carros a combustão.
A informação não fala exatamente da emissão de carbono gerada por esses veículos, que se sabe é nula. A questão é que a energia elétrica consumida pela ex-colônia britânica vem de usinas termelétricas abastecidas de carvão.
A Bernstein sugere que Hong Kong adote um novo sistema de geração de energia mais limpa e diz também que os carros elétricos só fazem sentido em países, cujas matrizes energéticas geram pouco impacto em termos de CO2. A cidade quer ter 50% de seu consumo oriundo de gás natural até 2020.
mb-c350-plug-in-hybrid-7
A metrópole chinesa, assim como o resto do país, atualmente está mergulhada em um sistema elétrico basicamente apoiado em termelétricas a carvão, que há algum tempo atrás representava 85% em toda a China, mas que hoje detém 60% da produção nacional.
No entanto, a China tem um grande mercado de carros elétricos, cujo impacto nas emissões é nulo durante seu funcionamento, mas elevado nas fontes geradoras de energia.
Durante seu ciclo de vida, um Tesla Model S deve gerar 4,4 toneladas de CO2 a mais que um BMW 320. Para o consumidor, o carro elétrico se tornou uma vantagem na China, pois os benefícios fiscais são grandes.

[Fonte: Bloomberg]

Nenhum comentário:

Postar um comentário